segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Deficiência Intelectual


A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração na estrutura cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas do parto ou na vida pós-natal. O grande desafio para os estudiosos reside no fato de que, em grande parte dos casos estudados, essa alteração não tem sua causa conhecida ou identificada, e muitas vezes não se chega a estabelecer com clareza a causa da deficiência.
A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração na estrutura cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas do parto ou na vida pós-natal. O grande desafio para os estudiosos reside no fato de que, em grande parte dos casos estudados, essa alteração não tem sua causa conhecida ou identificada, e muitas vezes não se chega a estabelecer com clareza a causa da deficiência.

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A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração na estrutura cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas do parto ou na vida pós-natal. O grande desafio para os estudiosos reside no fato de que, em grande parte dos casos estudados, essa alteração não tem sua causa conhecida ou identificada, e muitas vezes não se chega a estabelecer com clareza a causa da deficiência.








APAE SÃO PAULO

sábado, 5 de janeiro de 2013


Produção de Materiais Pedagógicos Adaptados/Eliane Caetano Venturella

           A Produção de Materiais realizada neste centro tem como finalidade oferecer serviços e recursos pedagógicos de acessibilidade, que eliminam barreiras para plena participação das pessoas com deficiência na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Estes recursos asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência facilitando assim sua aprendizagem.
O acesso ao conhecimento será promovido através de materiais pedagógicos adaptados (jogos, brinquedos, adaptação de atividades escolares, etc.) realizados através de equipamentos necessários para a sua elaboração. Estes materiais preenchem uma lacuna, ainda grande entre nós, na criação e desenvolvimento de jogos e brinquedos educativos.
O material pedagógico adaptado é um recurso da educação especial para a educação inclusiva, na medida em que possibilita a participação coletiva dos alunos nas atividades pedagógicas.
A solicitação destes materiais deverá ser adaptada de acordo com as necessidades de cada aluno da rede municipal de ensino de Itajaí e do atendimento realizado no CEMESPI.
Vale ressaltar que estes materiais favorecem o sistema de significação e representação simbólica proporcionando situações de aprendizagem condizentes com a capacidade do educando.

Público Alvo:  Alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem, matriculados da Rede Municipal de Ensino de Itajaí que estejam frequentando os atendimentos do CEMESPI e para os profissionais do CEMESPI.
 
   Profissional responsável por esse trabalho: Eliane Caetano Venutrella/Professora do AEE 


Menina com peças móveis coladas em velcro para trabalhar esquema corporal, gênero e vestuário.

Sapato.
O brinquedo da Menina.

Calcinha.




Visualização do todo.
Menino com peças móveis coladas em velcro para trabalhar esquema corporal, gênero e vestuário.
Sapato.
Brinqudo do menino.
Cueca.


 Partes do corpo para cantar a música "Cabeça, ombro, joelho e pé" e colocar nos seus respectivos lugares. Aqui o pé.

 Nesta foto partes do rosto.

 Nesta foto o joelho.

 Uma foto do boneco inteiro.
Cadernos em relevo para cego. Os professores cegos utilizam para colar suas folhas em Braille.
Placa de "Entre" para sala de atendimento.
Placa de "Em atendimento" para sala de atendimento.
Professora Eliane Caetano Venturella confeccionando Livro em Braille e gravuras em relevo sobre as fases da lua.
Uma página do livro que fala sobre a maré alta.
Exposição dos livros na I Feira do Livro "Doce Leitura" no Shopping de Itajaí.

Os livros da esposição aproximado.
Painel do Sistema Braille para a E.B. Prefeito Alberto Werner, onde alunos sem deficiência visual e professores possam conhecer o Braille para auxiliar o colega cego.
Relógio do Sol - Ponto turístico para trabalhar na Semana do aniversário de Itajaí para a E.B. Prefeito Alberto Werner (educando cego).
Livro com a Fábula "A Cigarra e a Formiga" para a E. B. Francisco Celso Mafra (educando cego).
Emília  - Personagem de Monteiro Lobato para a E. B. Francisco Celso Mafra (educando cego).
Criando Onomatopeias de animais para a Fonoaudiologia do CEMESPI.
"A cobra faz Zzzzzzz".
Cubo para trabalhar Onomatopeias de animais para Fonoaudiologia.
Prancha da Comunicação Alternativa.
Painel do Sistema Braille para a E.B. Aníbal César, onde alunos sem deficiência visual e professores possam conhecer o Braille para auxiliar o colega cego.
Painel para Páscoa - entrada do CEMESPI.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Educação - Spina Bifida e Hidrocefalia.


A educação de alunos com Spina Bifida e Hidrocefalia

 
  • Presente desde o nascimento
  • Muitas vezes acompanhada por hidrocefalia (água no cérebro)

 

Spina Bifida

Esta condição é causado por um defeito no tubo neural que forma a lombada medula espinal e do cérebro. Uma diferença é deixado nas vértebras. Pode apresentar-se em variações na gravidade moderada, onde apenas um cabelo ou covinha é visto na pele a grave, onde uma protuberância (sac) é visto na parte traseira. Este contém nervos e fluido espinhal. Mobilidade e continência podem ser afetados nas formas leves e causar paralisia e incontinência em sua forma grave.

 

 

Hidrocefalia

  • Muitas vezes acompanha a espinha bífida
  • Pode ser causada por meningite, traumatismo craniano ou parto prematuro
Esta condição é causada por uma obstrução no fluxo de fluido em torno e ao longo dos ventrículos no cérebro. O problema quando isso acontece em bebês faz com que a cabeça inchar e ampliar. Isto leva a dificuldades de aprendizagem.
Coisas a olhar para fora: Crianças com espinha bífida e hidrocefalia muitas vezes têm pouco desenvolvida coordenação e percepção. Eles têm dificuldades com os conceitos de tempo e espaço e também têm problemas de memória a curto prazo. Eles também podem ter visão, fala e motora dificuldades devido à pressão sobre o cérebro.
O tratamento para a hidrocefalia: Uma derivação é geralmente inserida para aliviar a pressão no cérebro. As derivações, muitas vezes até bloquear. Isto pode causar a pessoa a tornar-se irritado, ter náuseas, sofrem de inércia e dores de cabeça.
  • As crianças com espinha bífida e hidrocefalia têm problemas de coordenação e percepção, porque eles não são tão ativos quanto as outras crianças e seu saldo não é bom. Eles podem precisar de ajuda para aprender a usar os movimentos dos olhos diferentes, como clonagem e de digitalização.
  • Eles podem precisar de prática para aprender a dirigir seus olhos para a esquerda, direita, cima, baixo, e de um foco amplo para um foco estreito.
  • Jogos de estimação são bons para desenvolver pupils'self-julgamento. Isto pode ser feito em PE quando os alunos tem que jogar uma bola na área e pegá-lo, eles têm de estimar o quão rápido ele vai descer de novo.
  • Para ajudar com a percepção auditiva encorajar os alunos a sussurrar instruções depois de, em seguida, pedir-lhes para explicar.
  • As crianças com espinha bífida irá beneficiar de uma abordagem sistemática para algum aprendizado. Eles devem ser ensinados de forma metódica para procurar padrões, semelhanças e diferenças, por exemplo, na grafia ou mais tarde, comparando o tratamento de temas de novelas e peças teatrais.
  • Tente apresentar a mesma informação de maneiras diferentes e, se possível usar materiais concretos que os alunos podem tocar. Isso os ajuda a relacionar palavras a objetos.
  • Como lição de casa dar aos alunos tarefas que são praticamente baseados sempre que possível.
  • Tente treinar os alunos a organizarem-se por escrito, listas de verificação e procedimentos para fazer as coisas.
  • Use listas de tarefas que são divididas em etapas.
  • Os alunos com spina bífida com freqüência têm dificuldade para julgar o seu próprio desempenho; tornar explícito o que o critério é eo que você quer fazer.


     Sugestões

    Estimular e melhorar as aquisições das habilidades de vida diária (hábitos de higiene, alimentação, vestuário, escrita) e de vida prática, para objetivar de tornar o indivíduo independente no seu dia- a- dia seja na escola, no lar, no trabalho ou lazer.


    Aprimorar a capacidade cognitiva, perceptiva, sensorial e motora através do treinamento das habilidades globais dos membros superiores e destrezas manuais grossas e finas, o desenvolvimento da coordenação visomotora, da dinâmica bimanual e unimanual, da força segmentar de membros superiores e a transferência de dominância manual. E caso seja necessário, confeccionar órteses e/ou adaptações que facilitem o desempenho do indivíduo no seu ambiente, com acompanhamento domiciliar, escolar ou no trabalho, se necessário.